data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
No último fim de semana, 500 testes rápidos e questionários foram aplicados em Santa Maria e outras oito cidades gaúchas
O governo do Rio Grande do Sul, junto com a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), divulgou, na tarde desta quarta-feira, os resultados da quinta rodada da pesquisa EpiCovidRS, que busca saber a incidência do coronavírus no Estado. Entre o último sábado e segunda-feira, foram aplicados 4,5 mil testes rápidos nas nove maiores cidades gaúchas: Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Caxias do Sul, Canoas e Porto Alegre. Nos dados apresentados hoje, também é possível ver que mais pessoas têm saído de casa em comparação com o mês de abril.
O professor Fernando Barros, da Ufpel, afirmou que a conclusão desta etapa do estudo aponta que no Rio Grande do Sul existem cerca de 53 mil pessoas infectadas com a Covid-19, ou seja, um infectado a cada 214 habitantes. Desde abril, quando o estudo começou a ser aplicado, o número de subnotificações diminuiu. Agora, para cada um caso notificado, se estima que existam cerca de dois casos não notificados.
Como o teste aplicado nos entrevistados busca o anticorpo da doença, os dados apresentados hoje são um retrato do cenário de duas semanas antes e todas as estimativas apresentam margem de erro. Nesta etapa, foram 21 testes positivos em oito cidades. O único lugar que não registrou caso positivo na pesquisa foi Santa Maria, entretanto Barros explica que isso não significa que a cidade não tem casos.
- A nossa conclusão é que a prevalência da infecção aumentou no Estado, mas não foi um grande aumento brusco, tem sido um aumento mantido desde o início de abril - explicou o professor.
OS RESULTADOS DA 5ª RODADA
- 4.500 testes
- 21 testes positivos
- 0,47% da população com anticorpos
- 1 infectado a cada 214 habitantes
- 53.094 pessoas com anticorpos no RS
- Letalidade baseada em casos notificados: 2,2%
- Letalidade baseada no total de casos reais: 1,1%
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
DISTANCIAMENTO SOCIAL
Além da aplicação dos testes rápidos, a pesquisa também realiza questionários com os entrevistados. Entre as perguntas, é questionado sobre a rotina e os hábitos das pessoas neste momento frente a recomendação do distanciamento social.
O que se observa, conforme a pesquisa, é que o número de pessoas que sai às ruas diariamente aumentou desde o início de abril. Em todo Estado, na primeira rodada do estudo, eram 20,6% o número de pessoas que precisava sair todos os dias. Na quinta rodada, são cerca de 32,7% a estimativa da população que vai às ruas todos os dias.
Em Santa Maria também há esse aumento. No início de abril, só 17,3% da população realizava atividades fora de casa diariamente. Agora, esse número aumentou para 32,4%.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
SINTOMAS
Das 21 pessoas diagnosticadas com a Covid-19 na quinta rodada, os sintomas mais comuns apresentados foram tosse (45%), dor de garganta (35%) e alterações no olfato e paladar (30%). Os menos incidentes foram dificuldade para respirar (25%), febre (20%) e diarreia (10%).
Nas cinco rodadas, foram 47 pessoas testadas positivas para o vírus. Quando uma pessoa é diagnosticada com a doença, todos os moradores da casa são testados - até agora 91 pessoas. Segundo o estudo, só 26% dos cohabitantes tiveram a doença.